terça-feira, 1 de abril de 2025

O Rio da Posteridade


Rio, rio-me da posteridade, para a posteridade, e recomeço a percorrer o tempo às arrecuas. As amendoeiras em fevereiro a cobrir o chão de pétalas, o branco das bermas da estrada fulminando os olhares, incendiando o inverno. Se fosse ainda mais atrás, poderia encontrar um amigo pedalando num triciclo à volta do tempo parado, mas o passado não existe. Poderia, até, inventar o corta unhas antes dele ser inventado. O passado é apenas o presente travestido, uma carícia fraudulenta que se desprende no devir incontinente. Se eu quisesse seria a cabeça decapitada de s. João Baptista numa pintura de Caravaggio: no profundo escuro o meu sangue esguicharia como a cauda de um cometa. Se eu quisesse, os anjos extirpariam as asas, caminhariam sobre as pétalas das flores de amendoeira tão brancas quanto a sua pele.



No entanto, se me amasses não correria sem jeito atrás dos meus anos, conduzindo brigas voando nos corredores ensanguentados do império: o teu amor seria suficiente para que me quedasse em silêncio o resto dos meus dias. Ensinar-me-ias que o que verdadeiramente importa é o que não importa. Nada me traria o espanto da minha vida irregular. O silêncio do amor suspende a procura. Nos colapsos da existência arrastaria o que me obriga a procurar nos teus braços a viagem sem caminho. Tenho um compromisso nostálgico com as velas enfunadas que me ocultam as mãos. Um pequeno gesto teu e encontaria a ausência final no restolhar do centeio outonal, a coragem de desistir do enfermo esquecimento. Vem! A espera não prescreve enquanto vontade oculta. Na casa do silêncio premeditado dorme o vazio dos que da vida padecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tudo também pode ser nada

  (sem rede) Se tudo não passasse de um desaparecimento atrás de uma esquina chanfrada, daquelas que não custa nada, mesmo nada, dobrar, u...