segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Poemas de Amigo III

 




 


 


 




 


A propósito, conheces a destreza dos sinais


do vento, a dissecação de rumores subindo


pelo corpo ao murmúrio dos cabelos. São


desenhos que alimentam o olhar fugidio pela


água parada, a procura de pequenos animais


ancorados numa distância irremediável. Em vão


segregas outros rumos inclinados, pormenores


de infância vaticinam a indolência das palavras


onde escarras os dias. Surge uma casa


ou outra casa onde te convidam ao aconchego


de trocares os atalhos da pele. Saberás,


mesmo no escuro, ler um corpo palmo a palmo,


onde descobres um coração pernoitando só,


ao leres devagar a humidade muita pela


casa acesa.


 


Acordas aí da modorra de pequenos cristais de


solidão, sabes que é inverno e caminharás


para dentro e para fora da indizível língua


de fogo para repousares no vértice da água.


 



 


 


 



 


                        O cavalo acende-se por si


                   quando uma nêspera que cai apresenta 


                   um pássaro comedoiro.


 


                   Quando o animal hipantropo não perfuma


                   os recantos inacessíveis       eis um vento azul


                   que pernoita os sulcos quase verdes


                   da fome e da sombra.


 


                   Mesmo quando se não acende


o animal existe!


Risca a ressaca dos muros com mãos de relâmpago


                   e troveja ainda no crepúsculo dos galos...


 


                   Às vezes sobra a noite quando


                   uma rusga de silêncios


                   cai apagada


                   sobre a fuligem do cavalo.


 


                   O cavalo acende-se por si


                   perante o não sol.


 


                   Mesmo quando a bruma deambula


         de rosto em rosto!...




 


 





 




 


                            Digo o fim da rota


                            remota               


                            enquanto se não reinicia.


                                       


                            Respiro veloz a voz que percorre


                            o rosto da vela inacabada.


 


                            Rente ao fulgurante vento         


                            a esconsa rua


                            o corpo sentado à beira-mar.


 


                            Não vejo os barcos. São mil.


                            Enquanto nómadas no deserto do mar


                            sei


                            da lua não


                            mas os caminhos...


 


                            A parede do gesto repete-se.


                            Digo o fim repetido.



 




 


 


 


 



 




 


                                      ELEGIA DAS BOAS MANEIRAS


 


 


 


 


                   Obrigado obrigadíssimo obrigadinho obrigadão


                   é assim esta canção


 


                   Obrigadão obrigado obrigadíssimo obrigadinho


                   é assim tanto carinho


 


                   Obrigadinho obrigadão obrigado obrigadíssimo


                   é assim o vil ofício


 


                   Obrigadíssimo obrigadinho obrigadão e obrigado


                   já me sinto deslocado



 


 


 


                            Sei que sou por vezes inconsequente


                            porque não entendo


                            a beleza


                            da violência física...


 


 


 


 


                            tenho um grilo em casa                       


                            um charro no bolso


                            alguém no coração


                            um polícia em cada desgraça...


 


                            sou da mulher


o cigano de feira em feira


                            da mulher...


 


                                   será a ideia de deus mais útil


                            do que outra ideia qualquer?...


 


                            quase tudo faremos por uma sanduíche


                            d eternidade...



        


 


                                        MONÓLOGO


 


 


 


                     Criação:


 


                     vivem pelas arqueologias do silêncio


                     reunidos durante as cálidas insinuações


  do fogo sob a pedra


 


  Orgasmo:


 


  palavras marmóreas aéreas descem


  à fixidez do vermelho


 


  Solidão:


 


  a solidão transporta o rosto


  para a penumbra dos esgotos


  única musiqueta de todas as maneiras


  intransponível


 


faca


 


  aparecem na babugem os peixes mortos


  até isso te vai parar


  às tuas mãos sózinhas


 


  Morte:


 


  sibilina modorra desprende a língua do fruto


  na mutação das chuvas o rio engorda


  um objecto cortante arde-te frio nos dedos


 


  sei a pulsação do sangue


  digo logo para mim


  essa nuvem


  rebente profusa em teu pobre peito






( de Rui Dias Simão )


 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tudo também pode ser nada

  (sem rede) Se tudo não passasse de um desaparecimento atrás de uma esquina chanfrada, daquelas que não custa nada, mesmo nada, dobrar, u...