quinta-feira, 7 de maio de 2026

Poema para Paulo Moreira

 Um poema para um amigo que morreu esta manhã. Um amigo terno, solidário, eterno e insubstituível.

Uma vida incompleta
Havia uma mesa incompleta
Na esplanada da tua rua,
Incompleta porque só tu a ocupavas.
Tu e a minha obscuridade risível,
Profunda, à procura dos sonhos de amanhã.
Dos sonhos que te projetam na cidade particular
Dos objetos malditos,
Na claridade do olhar
Lânguido da noite.
A rua conduz à porta incompleta
Da tua casa,
Incompleta porque não trava
Nem facilita a passagem
Para trás da máscara,
Incompleta porque só tu
Te impões o tabu de a atravessar
Mesmo correndo o risco de rasgar
As vestes que me cobrem a dor.
Convido-te a entrar no líquido sossegado.
Os vapores do desejo
Envolvem os amigos enlaçados.
Quando avanço ao encontro
Do passado inamovível,
Altera-se-me a serenidade
E lanço-me, com brusquidão inusitada,
No abismo hiante do sangue efervescente.
Um barco vindo do frio (incompleto)
Descarrega peixes (incompletos)
E garrafas envenenadas
Trazem-nos mensagens codificadas
Que não entendemos.
A violência (incompleta) implode
E baralha-nos os pés confusos.
Para quem vai, os comboios nunca mais chegam.
Para os que restam no cais, nunca partem.
A viagem substitui
A incompletude do caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tudo também pode ser nada

  (sem rede) Se tudo não passasse de um desaparecimento atrás de uma esquina chanfrada, daquelas que não custa nada, mesmo nada, dobrar, u...